Andréia De BernardI – Foto Rogério de Souza.

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10 de março. Edição será online, seguindo tendência internacional de virtualização das feiras de arte

Em formato online, a segunda edição da Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC prorroga o período de inscrições para a seleção de artistas visuais e coletivos  de todo o estado de Minas Gerais. Até 10 de março é possível se inscrever de forma gratuita pelo site (www.flac.art.br).

O intuito da FLAC é divulgar e promover a inserção de artistas mineiros no mercado da arte contemporânea. Serão aceitas candidaturas de artistas ou coletivos que trabalhem com desenho, fotografia, pintura, gravura, escultura, objeto, grafite, cerâmica, instalação, vídeo, arte digital, performance, técnicas mistas e outras áreas de expressão situadas no campo das Artes Visuais.

Até 80 artistas ou coletivos radicados em Minas Gerais serão selecionados pela comissão curadora da FLAC. Os selecionados participarão do evento online, expondo suas obras na plataforma virtual e interagindo com o público interessado de forma remota, realizando, inclusive, eventuais negociações e vendas.

A Feira Livre de Arte Contemporânea será realizada entre 8 e 23 de abril e como esta edição será exclusivamente online, os artistas selecionados e as obras expostas na plataforma poderão estar em qualquer lugar.

O objetivo de realizar a edição online é conferir ampla visibilidade à produção artística contemporânea mineira, promovendo a presença qualificada dos artistas selecionados na Internet por meio de estratégias de comunicação previstas no projeto. Esta será a primeira edição online da FLAC, e a decisão em experimentar o formato reflete o movimento internacional de virtualização das feiras de arte verificado nos últimos anos.

A pandemia de COVID-19 impactou negativamente o mercado cultural e não foi diferente no campo das artes visuais. Mas ao responder àquela situação de emergência imposta pelo distanciamento social, a virtualização das feiras de arte gerou posterior crescimento dos resultados em vendas. Esse resultado positivo – hoje consolidado em relatórios nacionais e internacionais de avaliação do mercado de arte –, se deveu em parte à capilaridade alcançada pela transformação das feiras presenciais em plataformas digitais, a exemplo das grandes feiras de arte do país, presentes no eixo Rio-São Paulo. E também, ao acesso que esse formato conferiu a compradores internacionais, instituições públicas, privadas e colecionadores de todos os portes.

“Mesmo com iniciativas públicas e de grupos de artistas, como floresceram durante a pandemia, é grande o número de artistas independentes que dependem de outros canais de divulgação e venda para a sustentabilidade de suas pesquisas, e isso nos levou a reformular a proposta da Feira Livre de Arte Contemporânea e a experimentar o formato online em 2023. Relutamos, a princípio, por reconhecer a potência da experiência de contato direto com as obras e com os artistas. Mas a mudança que se consolidou no mercado de arte nacional e internacional em direção aos negócios online nos levou a reelaborar o projeto. E tudo isso sem perder de vista o compromisso da FLAC com a aproximação do público em geral da cena artística contemporânea, gerando oportunidades de experimentação, produção de conhecimento, consumo simbólico e estímulo ao colecionismo. Para tanto a ação educativa da FLAC foi completamente adaptada para o ambiente online, tornando a Feira ainda mais democrática e acessível” ressalta Andréia Menezes De Bernardi, idealizadora do projeto.

A Feira Livre de Arte Contemporânea é realizada pela AKALA, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na área cultural desde 2010, tendo recebido prêmios e menções nacionais e internacionais por seus projetos. Este projeto é realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura – FEC e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte,  com o patrocínio da empresa MGS.

Sobre a Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC

A Feira Livre de Arte Contemporânea (FLAC) tem como objetivos fomentar a economia criativa no âmbito das Artes Visuais, promover o encontro do público com a produção contemporânea de forma reflexiva e contribuir para o reconhecimento do papel fundamental da arte e da educação artística e cultural para o desenvolvimento integral de qualquer sociedade. A primeira edição da FLAC ocorreu em 2017, com participação de 65 artistas e coletivos.

SERVIÇO:

Convocatória Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC

Inscrições abertas para artistas visuais e coletivos de Minas Gerais.

Data: até 10 de março de 2023

Link da convocatória e mais informações: https://flac.art.br


atualizado em 03/03/2023 - 17:51

comentários