Especialista revela que problemas de circulação podem estar relacionados com hábitos  alimentares

Em 31 de março celebra-se o Dia da Saúde e Nutrição, data importante para reforçar o papel fundamental da alimentação no nosso dia a dia, principalmente neste período de pandemia, já que os cuidados para aumentar e melhorar a imunidade com a ingestão dos alimentos corretos tornou-se primordial. Assim, a alimentação influencia no funcionamento de todo organismo, inclusive na saúde vascular.

O médico angiologista e especialista em cirurgia vascular, Guilherme Jonas, revela que os problemas da circulação arterial são causados pelo acúmulo de gordura na parede das artérias, a aterosclerose. “Quando as placas de gordura dentro das artérias são formadas, o sangue tem dificuldade de chegar aos órgãos para levar o oxigênio e nutrientes da alimentação. Ao não receber sangue arterial, as células  podem morrer e acarretar em doenças graves, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (ou derrame cerebral), por exemplo”, destaca.

Logo, é necessário evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos. “A principal recomendação é diminuir a ingestão de gorduras ruins, como o colesterol, além das gorduras trans e saturadas. Por outro lado, é ideal aumentar a ingestão de gorduras boas. Elas aumentam o HDL-colesterol (colesterol bom) e diminuem a formação das placas de gordura nas artérias. Essas gorduras boas podem ser encontradas em óleos vegetais, como o azeite de oliva e nas castanhas”, cita o angiologista.

O médico alerta que a ingestão excessiva de sal também deve ser evitada, já que aumenta a pressão arterial e pode danificar a parede das artérias, além de intensificar a deposição das gorduras.

O que comer?

O especialista lista alguns alimentos que ajudam a manter a saúde vascular em dia. “Laranja, limão, kiwi e morango são ricos em vitamina C, que auxilia no fortalecimento da parede dos vasos sanguíneos”, comenta.

Salmão, atum, sardinha, sementes de chia são outros excelentes exemplos. “Esses alimentos são ricos em ômega 3 que torna o sangue mais fluido e facilita a circulação”, acrescenta. “Já as folhas de beterraba, abacate e iogurte são alimentos ricos em potássio. Ele auxilia na eliminação e regularização da água nas células do corpo, diminuindo o inchaço”, finaliza.

 

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular. É diretor clínico e fundador da clínica DR Guilherme JonasAngioMais com unidades no bairro Eldorado, em Contagem e no bairro Castelo e no bairro Eldorado, em Contagem, em Belo Horizonte (@drguilhermejonas).

Foto: Divulgação


atualizado em 04/04/2022 - 17:10

comentários