Preservar cuidados e conforto com profissionais qualificados é essencial para garantir qualidade de vida na terceira idade; conheça o Residencial Vó Carmelita

Segundo dados recentes divulgados pelo IBGE, até 2030, o Brasil será a quinta população com maior número de idosos no mundo. No entanto, devido a uma série de fatores, o envelhecimento pode vir acompanhado de fragilidade e necessidade de cuidados mais acentuados. Em tais momentos, o melhor é contar com profissionais qualificados, capazes de ofertar atenção necessária e ainda conciliar tudo isso com amor, respeito e afeto que o ente querido merece.

Nesse quesito, um exemplo presente na capital mineira é o Residencial Vó Carmelita, um espaço para que o idoso possa se socializar e receber cuidados qualificados conforme suas necessidades. “Aqui, temos tudo preparado para que ele seja envolto com muito carinho e afeto. O Residencial Vó Carmelita nasceu a partir do meu desejo de ofertar um espaço acolhedor e aconchegante para o atendimento assistencial e humanizado à pessoa idosa, para propiciar qualidade de vida ao processo do envelhecimento e tendo como premissas o cuidado e o afeto”, conta Anderson Portes, enfermeiro especialista em Gerontologia e sócio do Residencial Vó Carmelita.

Anderson explica que o nome do residencial surgiu como uma homenagem à avó materna, conhecida como Vovó Carmelita. “Ela é a inspiração para todo o cuidado, amor, carinho e afeto que queremos oferecer aos nossos residentes”, ressalta.

Um residencial para chamar de lar

Em alguns casos, os residenciais para idosos podem ser vistos com certo tabu, pelo medo em encontrar locais que não tenham estrutura e cuidado responsável. Anderson comenta que, felizmente, nos dias atuais os familiares já estão compreendendo melhor a importância de tais espaços. “Hoje em dia, vale destacar que a dinâmica diária dos núcleos familiares associada a presença de um idoso com necessidade de cuidados qualificados, especialmente aqueles com quadros demenciais e/ou imobilidade, muitas vezes traz dificuldades e conflitos ao contexto familiar. Diante dessas situações, os residenciais para idosos são espaços qualificados para a oferta do cuidado, socialização do idoso e melhor qualidade de vida. O importante é o familiar se orientar sobre a oferta dos cuidados prestados, a acessibilidade e estrutura física do espaço, o cronograma de atividades e a equipe multidisciplinar. O Residencial Vó Carmelita é um espaço elaborado com acessibilidade e equipe qualificada”, esclarece.

Ao contar com um espaço completamente seguro e bem estruturado, as vantagens podem ser diversas. “Existem muitos benefícios para os idosos e familiares na institucionalização em residenciais para idosos, dentre eles merecem destaque a socialização dos idosos, oferta de cuidados conforme a necessidade do idoso, desenvolvimento de ações que estimulem a manutenção da autonomia do idoso, incentivo às relações intergeracionais e a manutenção do vínculo com a família”, cita Anderson.

Saúde mental

Principalmente com o isolamento imposto pela pandemia de Covid-19, a saúde mental dos idosos se tornou um dos principais debates do momento. Anderson comenta que todo esse período agravou não só a condição mental dos idosos, mas também dos familiares responsáveis pelo cuidado. “Por isso, no Residencial Vó Carmelita, temos a oferta de diversas atividades desenvolvidas por uma Equipe Multiprofissional, para propiciar a socialização do idoso. Dentre elas, merecem destaque: as oficinas cognitivas, a horticultura, atividades físicas com supervisão de Educador Físico e oficina de música. Há ainda a comemoração de datas especiais, como aniversário, festa junina, Dia dos Avós e Natal, momento de oportunidade de participação dos familiares e fortalecimento das relações intergeracionais. Vale ressaltar ainda que as visitas dos familiares podem acontecer a qualquer momento, sem a necessidade de agendamento prévio”, complementa.

Diferenciais

Para quem deseja conhecer melhor o espaço e contar com uma estrutura completa acompanhada por uma equipe de profissionais qualificados, o Residencial Vó Carmelita é uma excelente opção. “Temos um espaço com adequada acessibilidade, planejado de forma a ofertar cuidados com segurança, humanização, qualidade e respeito ao idoso. Contamos com Equipe Multiprofissional composta por Educador Físico, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Enfermeira e Fonoaudióloga. Temos Médica Geriatra de referência e oficinas de música, horticultura e atividades cognitivas. Os nossos maiores diferenciais são: avaliação inicial do idoso por Enfermeiro Especialista em Gerontologia e o “Espaço Bem Estar”: onde são disponibilizadas as Práticas Integrativas Complementares (Reiki, Massagem Terapêutica Aromaterapia e Relaxamento), reconhecidamente importantes e benéficas para a saúde do idoso. Aqui, somos a casa do cuidado e do afeto”, finaliza.

Fonte: Anderson Portes, enfermeiro especialista em Gerontologia e sócio do Residencial Vó Carmelita.


atualizado em 16/08/2022 - 15:05

comentários