Crédito da foto: arquivo pessoal.

Guilherme Vital, publicitário e Google Partner, dá dicas para quem faz entregas no setor da alimentação

A entrega de comidas por aplicativo trouxe comodidade para o consumidor, que há poucos cliques pode comprar e receber uma refeição de onde estiver, em horários variados. Porém, por mais que o alimento seja preparado com todo o cuidado, não há garantias de como o produto será entregue na casa do cliente, o que pode prejudicar a experiência com o restaurante. “O estabelecimento que realiza entregas por aplicativo, ao mesmo tempo em que ganha as facilidades de utilizar um sistema de logística pronto, está sujeito a desafios que podem não fidelizar o consumidor. Atraso na entrega ou a falta de cuidado no manuseio do pedido até que ele chegue ao destinatário, podem contaminar a impressão do cliente, principalmente os que pedem pela primeira vez”, destaca o Google Partner Guilherme Vital.

O publicitário reconhece que os aplicativos são aliados para quem ainda não consegue ter a própria rede de delivery, mas chama a atenção para o que deve ser levado em conta antes de inserir o estabelecimento na ferramenta. “É preciso pensar em situações que não estão na cozinha. Você consegue cumprir qual tempo de entrega? Você possui embalagens apropriadas para a entrega? É preciso pensar em limpeza e organização, de forma que o prato não chegue todo revirado ou acabe vazando no recipiente. Você dispõe de pessoas para atender as dúvidas de quem está interessado em comprar no seu negócio? Para isso, organize mensagens prontas com cardápio detalhado e atrativo e informações sobre formas de pagamento. Conheça o seu perfil de cliente e a faixa etária dele, isso será fundamental para que você possa investir no tráfego pago em breve”, diz.

Tendo em vista que o aplicativo vai cobrar comissão, este é o momento em que os proprietários de restaurantes começam a buscar estratégias de marketing digital. O objetivo é aumentar as vendas para, assim, aumentar a receita. No entanto, o especialista adverte que, antes de pensar em começar uma campanha, é preciso estruturar a logística interna. “Antes de começar com o tráfego, você já consegue atender toda a demanda da sua empresa sem gargalos? Se a resposta for não, você vai pagar para queimar o filme do seu negócio. Se a resposta for sim, você está pronto para aumentar o seu faturamento e conquistar cada vez mais clientes ”, enfatiza.


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