Atividade auxilia na restauração de funções, como a coordenação motora, o equilíbrio, a força e os movimentos

Conforme a idade avança, o corpo tem perdas fisiológicas por conta do processo natural do envelhecimento. Logo, apresentar algum diagnóstico clínico nessa fase pode acentuar e gerar impacto negativo na qualidade de vida.

Alguns movimentos como lavar vasilha, tomar banho e pentear o cabelo, podem se tornar verdadeiros desafios, e é nesse momento que entra em cena a fisioterapia. “Ela ajuda o paciente idoso a preservar, ou recuperar, a sua independência funcional. Tudo gira em torno de proporcionar uma qualidade de vida melhor”, explica o fisioterapeuta da clínica DaMatta Saúde Integral, André Ribas.

Envelhecer com saúde, é também envelhecer realizando funções, ou seja, com a capacidade preservada. Logo a fisioterapia é importantíssima nessa fase, tanto na prevenção como no tratamento de diversas doenças que podem acometer os idosos.

Prevenção

Também é recomendado o tratamento fisioterapêutico com objetivo de prevenir e evitar perdas significativas e lesões. “Afinal de contas, além de reabilitar, a fisioterapia também previne”, acrescenta.

O fisioterapeuta é capaz de identificar a necessidade do paciente, mesmo que seja de outra área de atuação, como geriatria, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional e assistência social.

Dessa forma, a indicação para realizar fisioterapia pode ser recomendada mesmo que o idoso não apresente sintomas. “Ela auxilia no ganho de força muscular, melhora do equilíbrio da caminhada e da condição cardiorrespiratória, reduzindo o cansaço, reduz o risco de quedas, trabalha na manutenção da saúde dos ossos, músculos e articulações. A atividade é ideal para quem quer envelhecer bem e ter qualidade de vida”, finaliza André.

Fonte: André Ribas, fisioterapeuta e sócio proprietário da DaMatta Saúde Integral, na região da Savassi, em Belo Horizonte (@damattasaudeintegral).


atualizado em 24/08/2021 - 17:13

comentários