Especialista dá dicas de como evitar o problema na época mais quente do ano!

O melasma é um vilão para muitas pessoas, principalmente as mulheres, e com a chegada do Verão a preocupação com as manchas escuras que surgem no rosto em diferentes idades e por diversos motivos, aumentam. “Mesmo que não tenha uma causa específica, a doença costuma atingir em maior número as mulheres, seja por fatores hereditários, forte exposição solar, ou, até mesmo, por questões hormonais e durante a gravidez”, explica a médica Lívia Fraga.

A especialista explica que a maior exposição da pele aos raios solares estimulam a atividade dos melanócitos, ou seja, células responsáveis pela produção de melanina, e a melanose, quando ocorre o acúmulo de melanina nos tecidos.

Ela ressalta que o melasma não tem cura, mas há controle. Com os protocolos específicos que podem ser indicados após uma avaliação com um dermatologista é possível deixar o melasma “ adormecido “ é o paciente bem feliz e seguro com sua aparência. “Dos procedimentos despigmentantes disponíveis hoje no mercado, o que mais me trás resultados desde a primeira sessão é sem sombra de dúvidas o MMP facial. Mas é importante uma avaliação individual para sugerir o melhor tratamento para cada paciente”, sugere.

Cuidados

Mesmo com as diferentes possibilidades de desencadear manchas escuras na face, há cuidados bem simples que podem ajudar na prevenção da pele durante o verão. Confira as dicas da especialista:

1 – Use filtro solar com o fator de proteção mais indicado ao seu tipo de pele ao longo do dia (incluindo os dias nublados!);

2 – Evite a exposição demasiada aos raios solares, principalmente nos horários entre 10h e 16h;

3 – Resfrie sua pele durante o dia, pois o melasma também está ligado à ação do calor no rosto;

4 – Em ambientes abertos, utilize bonés e chapéus para proteger sua face, além de preferir locais com sombra;

5 – Busque sempre um dermatologista de confiança para identificar e indicar o melhor tratamento para a sua pele.

Dessa forma, a segurança é garantida. “Além de estar protegido, você poderá curtir o verão da melhor forma possível”, garante a médica.

Fonte: Lívia Fraga – Médica, especialista em estética (@draliviafraga).


atualizado em 22/12/2021 - 10:16

comentários